1.1 As presentes Condições Gerais destinam-se a regular os termos e as condições pelas quais se regerá a aquisição de prestação de serviços ou qualquer outra transacção de natureza comercial, no marketplace em pai.pt, entre o Cliente e a MEO – SERVIÇOS DE COMUNICAÇÕES E MULTIMÉDIA, S.A., com sede na Av. Fontes Pereira de Melo, n.º 40, 1069-300 Lisboa, registada na conservatória do Registo Comercial, sob o número único de matrícula e pessoa colectiva nº 504615947, e com o capital social de € 230.000.000,00 doravante designada por MEO, aqui representada pelo seu agente PÁGINAS AMARELAS S.A., com sede na Rua de Santarém n.º 112, 2º Piso (entrada nascente), 4440-292 Vila Nova de Gaia, registada na conservatória do Registo Comercial, sob o número único de matrícula e pessoa colectiva nº 503103578, com o capital social de € 50.000,00, adiante designada por Páginas Amarelas.
1.2 O marketplace em
www.pai.pt destina-se a divulgar e promover o negócio de empresas, freelancers e empresários em nome individual em diversas áreas de actividades.
1.3. No marketplace em
www.pai.pt é disponibilizado, após o respectivo registo, através da sua loja online, um conjunto de serviços destinados a destacar a presença das empresas, freelancers ou empresários em nome individual, que podem ser adquiridos por via electrónica nos termos e condições aqui definidos.
1.4. A aquisição de qualquer serviço na loja online marketplace implica a aceitação dos presentes termos e condições gerais, bem como da política de privacidade.
1.5. No caso de renovação dos serviços subscritos no presente Contrato, os preços serão automaticamente atualizados de acordo com o Índice de Preços no Consumidor (IPC). Contudo, se a atualização automática determinar a aplicação de preços superiores aos constantes da tabela de preços em vigor, a MEO informará o Cliente dos novos preços, com 60 (sessenta) dias de antecedência em relação à data da sua aplicação, os quais corresponderão à tabela de preços em vigor.
1.6. A MEO, por forma a prestar sempre o melhor serviço ao Cliente, poderá inserir os conteúdos dos programas publicitários, contratados por este, noutros produtos e/ou em diferentes plataformas, mesmo que editadas, completa ou parcialmente, em suportes e formatos diversos, desde que a descrição e os custos, a cargo do Cliente, tenham merecido a sua aprovação e estejam corretamente identificados nos formulários de subscrição dos serviços.
1.7. Para efeitos do presente Contrato, entende-se por diferentes produtos e/ou plataformas, toda a contratação, aprovada pelo Cliente, relativamente à produção, edição e divulgação, pela MEO, de vídeos promocionais, websites e inserções em plataformas online, telefones móveis e equipamentos GPS, entre outros, aplicando-se, no omisso e com as necessárias adaptações, as restantes cláusulas deste Contrato.
1.8. O Cliente autoriza, desde já, a reprodução e divulgação da sua imagem institucional, integral ou parcialmente, em peças de carácter publicitário ou promocional, em qualquer suporte, designadamente multimédia, audiovisual ou impresso, utilizados, pela MEO, na divulgação, interna e externa, dos produtos, serviços e atividades do Cliente, não lhe assistindo o direito a reclamar o pagamento de qualquer valor, seja a que titulo for, em consequência da reprodução e divulgação daquela imagem, nos termos descritos.
1.9. O Cliente assume a responsabilidade exclusiva pelo teor dos serviços dos serviços subscritos e garante ser legítimo detentor das marcas, insígnias, modelos, patentes, denominações ou outros elementos deles constantes e obriga-se a indemnizar a MEO por quaisquer quantias que venham a ser reclamadas, por terceiros, bem como por quaisquer despesas em que esta incorra, por causa e em consequência do uso indevido das mesmas marcas, insígnias, modelos, denominações, patentes ou outros elementos referidos.
1.10. Os programas publicitários poderão ser constituídos por figurações online com diferentes datas de publicação, as quais são, previamente, transmitidas ao Cliente.
1.11. A MEO não se responsabiliza por eventuais prejuízos resultantes de erros ou omissões no teor dos serviços subscritos, salvo se os mesmos lhe forem exclusivamente imputáveis a título de dolo ou de culpa grave. 1.12. Durante a vigência da subscrição dos serviços efectuada, a MEO, de forma a prestar sempre o melhor serviço ao Cliente, poderá efectuar alterações às suas plataformas, não podendo tais alterações constituir fundamento de resolução do Contrato pelo Cliente.
1.13. O Cliente autoriza, desde já, a MEO, a proceder a eventuais correções, de ordem técnica, nos serviços subscritos, com a reserva de que o texto será mantido sem alteração.
1.14. Para efeitos da cláusula anterior, consideram-se correções de ordem técnica as que se referem, nomeadamente, a tipos de figurações incorretamente classificadas, as relacionadas com rotinas de trabalho internas, bem como as relativas a erros ortográficos e/ou de números de linhas de rede.
1.15. O conteúdo dos programas publicitários contratados pode ser alterado, a pedido do Cliente, em qualquer altura, desde que o solicite, por escrito, à MEO, comprometendo-se esta a proceder à alteração requerida no prazo máximo de 30 (trinta) dias, a contar da receção do pedido.
1.16. A MEO reserva-se ao direito de retirar ou alterar qualquer conteúdo, texto ou gráfico, considerado ofensivo.
1.17. A faturação e cobrança serão efetuadas pela Páginas Amarelas.
1.18. Aos preços dos serviços apresentados acrescerá IVA à taxa legal em vigor.
1.19. Todas as comunicações do Cliente respeitantes ao Contrato, deverão ser efetuadas para o seguinte endereço: Rua Conde Arnoso, nº 5 - 2º Piso, 1700-112 Lisboa.
2. POLÍTICA DE PRIVACIDADE
2.1. Durante a prestação do(s) serviço(s) o Cliente é o único responsável pelos dados pessoais fornecidos, pelo que a omissão ou inexactidão dos dados pessoais ou demais informações prestadas, são da inteira responsabilidade do Cliente.
2.2. Os dados pessoais constantes do formulário online ou os que sejam fornecidos posteriormente pelo Cliente, serão tratados em conformidade com o disposto na legislação de proteção de dados aplicável, serão processados e armazenados informaticamente e destinam-se a ser utilizados pela MEO, ou pela Páginas Amarelas na qualidade de agente da MEO, no âmbito da relação contratual com o Cliente e, ainda, em caso de autorização do Cliente, para efeitos de comunicações de marketing e comercialização de serviços e/ou produtos, incluindo por meios que permitam a recepção de mensagens independentemente da intervenção dos destinatários, da MEO.
2.3. A MEO assegura a total confidencialidade dos dados pessoais recolhidos, garantindo que apenas terão acesso aos mesmos os colaboradores que necessitem de o fazer e que se encontram igualmente obrigados a guardar o mais rigoroso sigilo, no que respeita a esta matéria, abstendo-se de os divulgar a terceiros, seja a que título for.
2.4. Os dados pessoais são conservados pelos períodos de tempo necessários à prossecução das finalidades a que se destinam tendo em conta critérios legais, de necessidade e minimização do tempo de conservação.
2.5. Nos termos da respectiva autorização legal, a MEO conservará a gravação das chamadas telefónicas durante todo o período de vigência acordado, inicial ou sucessivo, acrescido do correspondente prazo de prescrição e caducidade, para feitos de prova de transações comerciais ou de qualquer comunicação efectuada no âmbito da relação contratual.
2.6. De acordo com a legislação aplicável, é garantido ao Cliente, a qualquer momento, o direito de acesso, retificação, atualização, limitação e apagamento (salvo quanto aos dados pessoais que são indispensáveis à prestação dos serviços ou ao cumprimento de obrigações legais a que o responsável pelo tratamento esteja sujeito), o direito a retirar o seu consentimento, sem comprometer a licitude do tratamento efetuado com base no consentimento previamente dado, o direito de oposição à utilização dos mesmos para fins comerciais pela MEO, bem como o direito à portabilidade dos dados, que poderá fazer, mediante pedido por escrito, através da Área de Clientes, nas lojas MEO ou outros meios e contactos disponibilizados por esta, ou junto do encarregado da proteção de dados do Grupo Altice Portugal, através do endereço de email: DPOAlticePortugal@telecom.pt
2.7. O Cliente, e caso aplicável, enquanto único titular do presente Contrato celebrado com a MEO, declara, relativamente a eventuais dados pessoais de utilizadores dos Serviços, que prestou aos referidos utilizadores toda a informação necessária e indicada nas presentes cláusulas. Mais declara, relativamente a eventuais dados pessoais de utilizadores dos Serviços necessários para ações de comunicação e de marketing e comercialização de serviços e ou produtos, incluindo por meios que permitam a receção de mensagens independentemente da intervenção dos destinatários, da MEO e de qualquer entidade do Grupo Altice Portugal, que obteve previamente junto dos mesmos os necessários consentimentos para estes efeitos bem como que prestou aos referidos utilizadores toda a informação necessária e indicada nas presentes cláusulas.
2.8. O Cliente pode apresentar uma reclamação diretamente à autoridade de controlo, atualmente, a Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD).
2.9. A MEO poderá comunicar os dados pessoais do Cliente, com a finalidade de cumprimento de obrigações legais nomeadamente a entidades policiais, judiciais, fiscais e reguladoras.
2.10. As entidades terceiras que, no âmbito de prestações de serviços, procedam ao tratamento de dados pessoais do Cliente, em nome e por conta da MEO, estão obrigadas, por escrito, a executar medidas técnicas e de segurança adequadas que, em cada momento, satisfaçam os requisitos previstos na legislação em vigor e assegurem a defesa dos direitos do titular dos dados (nomeadamente, a proteção da privacidade e dos dados pessoais dos Clientes).
2.11. A MEO dispõe de uma Política de Privacidade relativa ao tratamento de dados pessoais publicada em
www.pai.pt
3. CONDIÇÕES ESPECÍFICAS
3.1. Os presentes serviços regem-se, por Condições Específicas que visam regular os termos e condições exclusivamente aplicáveis à prestação dos mesmos.
3.2. As referidas Condições Especificas aplicáveis a cada serviço podem ser alteradas em qualquer momento, sendo o Cliente notificado, para o efeito, por escrito, com a antecedência mínima de 30 (trinta) dias, da data de entrada em vigor das novas Condições Especificas, não podendo tais alterações constituir fundamento de resolução do Contrato pelo Cliente. 4. SERVIÇOS DISPONÍVEIS EM WWW.PAI.PT
4.1. Para realizar a subscrição dos serviços comercializados no marketplace em
www.pai.pt é necessário que o Cliente proceda ao registo na área de Cliente, indicando os dados obrigatórios solicitados. 4.2. O Cliente declara que os dados e informações por ele fornecidos são verdadeiros.
4.3. Acedendo à “área de Cliente” o Cliente poderá selecionar e adquirir os seguintes serviços: planos de presença online profissional e destaques de página em zonas designadas do website seguindo todos os passos da compra para que a mesma seja finalizada com sucesso.
4.4. Após a finalização da subscrição do serviço seleccionado, as informações prestadas serão objecto de validação, após a qual o(s) serviço(s) subscrito(s) ficarão online.
5. PLANOS DE PRESENÇA ONLINE PROFISSIONAL
5.1. Os planos de presença online profissional são páginas públicas de uma entidade, instituição, empresa, freelancer ou empresário em nome individual onde estão disponíveis diversos conteúdos, escritos e visuais, sobre o mesmo, dentro do website e domínio pai.pt. Estes planos têm como destinatários os anteriormente mencionados, pelo que não devem conter conteúdo de carácter pessoal ou dados pessoais. Pressupõe o fornecimento de dados verdadeiros de modo a que estes possam ser publicados no website
www.pai.pt
5.2. Temporariamente e enquanto perdurar a situação provocada pela COVID 19 em Portugal, são disponibilizados a preços e condições excepcionais, sujeitos a revisão, os seguintes planos: free, freelancer e business.
6. PLANO FREE
6.1. Este plano inclui os seguintes serviços: a inserção de informação base da empresa, a inserção até 2 (duas) fotografias na galeria de fotografias, 1 (uma) categoria, 1 (uma) subcategoria e 1 (uma) tag, moradas/páginas ilimitadas standard, módulo de artigos e funcionalidade de pedidos genéricos. 6.2. Este plano é gratuito.
7. PLANO FREELANCER
7.1. Este plano inclui os seguintes serviços: a inserção de informação base da empresa, a inserção até 4 (quatro) fotografias na galeria de fotografias, 1 (uma) categoria, 1 (uma) subcategoria e 3 (três) tags, moradas/páginas ilimitadas standard, módulo de artigos e funcionalidade de pedidos genéricos
7.2. Temporariamente, durante o período de contingência Covid 19 em Portugal, o Cliente poderá escolher que o serviço de configuração de página seja realizado pela Páginas Amarelas.
7.3. Preço A subscrição do plano freenlancer pode ser mensal, semestral ou anual da página, sendo os preços estabelecidos de acordo com o período de subscrição escolhido.
7.3.1. Caso seja selecionada a opção de serviço de configuração da página a realizar pela Páginas Amarelas, este terá um custo inicial facturado e cobrado no primeiro mês de € 10,00, ao qual acrescerá o valor mensal, semestral ou anual da página.
7.3.2 Os preços correspondentes são os seguintes:
a) a subscrição mensal ascende à quantia de € 6,99,
b) a subscrição semestral ascende à quantia de € 18,95
7.3.3. No caso o plano ao valor se fosse corrente seria de:
a) a subscrição mensal ascende à quantia de € 6,99, b) a subscrição semestral ascende à quantia € 37,90.
8. PLANO BUSINESS
8.1. Este plano inclui os seguintes serviços: inserção de informação base da empresa, até 30 (trinta) fotografias na galeria de fotografias, até 4 (quatro) categorias, até 4 (quatro) subcategorias e até 30 (trinta) tags, moradas/páginas ilimitadas personalizadas, módulo de artigos e funcionalidade de pedidos personalizados, secção de serviços, secção de intervalo de preços/preço hora, secção de certificados, secção de características/comodidades, calendário de agendamentos, secção de ementa/menu, possibilidade de excluir publicidade, secção de faqs e ligue grátis.
8.2. O Cliente poderá escolher que o serviço de configuração de página seja realizado pela Páginas Amarelas.
8.3. Preço
8.3.1. Caso seja selecionada a opção de serviço de configuração da página a realizar pela Páginas Amarelas, este terá um custo inicial facturado e cobrado no primeiro mês de € 25,00. Ao qual acrescerá o valor mensal, semestral ou anual da página.
8.3.2. A subscrição do plano business pode ser mensal, semestral ou anual da página, sendo os preços estabelecidos de acordo com o período de subscrição escolhido. 8.3.3. Os preços promocionais correspondentes são os seguintes:
a) a subscrição mensal ascende à quantia de € 12,99,
b) a subscrição semestral ascende à quantia de € 34,95. 8.3.4. No caso o plano ao valor se fosse corrente seria de:
a) a subscrição mensal ascende à quantia de € 39,99,
b) a subscrição semestral ascende à quantia € 199,90.
9. VIGÊNCIA E RENOVAÇÃO
Os planos temporários são subscritos por períodos de um mês ou de seis meses, vigorando pelo período subscrito e renovam-se automaticamente. OU seja, a renovação automática no caso do plano freelancer, no 7º mês, será efetuada pelo valor de € 6,99 no caso de subscrição mensal, e €37,90 no caso de subscrição semestral, já sem oferta de 3 meses. A renovação automática no caso do plano business, no 7º mês, será efetuada pelo valor de € 39,99 no caso de subscrição mensal, e €199,90 no caso de subscrição semestral, já sem oferta de 3 meses. De acordo com a modalidade de pagamento escolhida pelo Cliente, cartão de crédito ou referência multibanco no momento da subscrição do serviço, a renovação poderá ser automática, no caso de pagamento através de cartão de crédito, ou manual, no caso de pagamento através de referência multibanco.
10. DENÚNCIA
O Cliente poderá, a qualquer momento, efectuar a denúncia dos serviços subscritos através da sua área de Cliente. O pedido de denúncia produzirá efeitos para o período seguinte. Assim, caso o Cliente proceda à denúncia do(s) serviço(s) subscrito(s) a meio do mês, do semestre ou do ano, não será cobrado, respectivamente, o mês ou semestre seguinte.
11. OFERTA DE LANÇAMENTO
O Cliente ao subscrever o plano terá, no primeiro ano, oferta dos três primeiros meses a título de período experimental. Findo este período, o Cliente será notificado, para o endereço de e-mail com a informação do termo do período de oferta, o valor que será facturado - tendo em consideração o período de vigência do serviço subscrito – e o prazo de pagamento.
12. INCUMPRIMENTO
Após o período experimental o Cliente terá o prazo de quinze dias para proceder ao pagamento do plano subscrito. A falta de pagamento do plano subscrito, no prazo referido, implica a desactivação do(s) serviço(s) subscrito(s).
13. CONDIÇÕES DE PAGAMENTO
São aceites os seguintes métodos de pagamento: cartão de crédito e referência multibanco. O pagamento pode ser realizado de imediato e integralmente. O Cliente que optar pela subscrição mensal tem à sua disposição os seguintes meios de pagamento: cartão de crédito. O Cliente que optar pela subscrição semestral ou anual tem à sua disposição os seguintes meios de pagamento: referência multibanco e cartão de crédito.
14. PACOTES DE DESTAQUES DE PÁGINA
Os destaques de página são posicionamentos com imagem destacados em diversas páginas: homepage, páginas de segmentos verticais, páginas de resultados, páginas de empresas, artigos e perfis de utilizadores. Estes destaques estão relacionados com a área de atividade do Cliente e/ou a sua localização e quando clicados encaminharão para a página de empresa do Cliente, dentro do site
www.pai.pt São disponibilizados os seguintes pacotes de destaques: destaque homepage com opção de destaque principal ou secundário, destaque homepage de verticais com opção de destaque principal ou secundário, mini-destaques de categorias e mini-destaques de categorias com localizações.
15. PACOTE DESTAQUE HOMEPAGE COM OPÇÃO DE DESTAQUE PRINCIPAL OU SECUNDÁRIO
O destaque de homepage principal inclui os seguintes serviços: uma imagem, nome, localização, slogan e botão de chamada a ação que encaminha para página da empresa dentro do site pai.pt; o destaque de homepage secundário inclui uma imagem, nome, localização e botão de chamada a ação que encaminha para página da empresa dentro do site pai.pt.
15.1. Preço
15.1.1 No primeiro ano será aplicado 50% de desconto sobre o preço do pacote de destaque subscrito. Nos anos seguintes o preço será o corrente.
15.1.2 Os preços dos destaques são estabelecidos de acordo com o período seleccionado e meio de pagamento escolhido, dentro dos valores promocionais.
15.1.3 Os preços promocionais correspondentes são os seguintes: Destaques de Homepage Principal:
a) Destaque de Homepage Principal de 1 mês, o preço ascende à quantia de € 174,00,
b) Destaque de Homepage Principal de 3 meses, o preço total do destaque ascende à quantia de € 499,00, que é pago integral e imediatamente, no momento da subscrição,
c) Destaque de Homepage Principal de 3 meses, a pagar no mensalmente, no período de 3 meses, o valor mensal ascenderá à quantia de € 174,00 (o valor global ascenderá à quantia de € 523,00),
d) Destaque de Homepage Principal de 6 meses, o preço total do destaque ascende à quantia - € 994,00, que é pago integral e imediatamente, no momento da subscrição,
e) Destaque de Homepage Principal de 6 meses, a pagar no mensalmente, no período de 6